O que fazer?
Parte II - Com vítimas
Na segunda parte deste pequeno artigo, sobre o que fazer após um acidente, abordaremos os procedimentos em casos de acidentes com vítimas.
O mais importante em um acidente com vítimas, seja um pedestre, um ciclista, um motociclista ou outros usuários que compartilham as vias diariamente, é o atendimento imediato. Portanto, em caso de colisão, é necessário seguir imediatamente os seguintes procedimentos:
- Ligar para o atendimento de emergência, informando o tipo de acidente e a quantidade de vítimas, e se possível seu estado;
- Preservar o local até a chegada do socorro e da polícia; e
- Sinalizar adequadamente para evitar novos acidentes.
É importante ressaltar que, mesmo que o Detran não considere acidente com motociclista como atropelamento, geralmente, devido aos danos físicos aos ocupantes da motocicleta, o mesmo procedimento deve ser adotado.
Se você for responsável ou não pelo acidente ou prejuízo, ainda no local do acidente, deve-se:
- Tirar o máximo de fotos possível da colisão, incluindo todos os envolvidos;
- Tirar fotos do entorno para entender como ocorreu;
- Anotar o endereço, incluindo a numeração mais próxima do local e um ponto de referência;
- Registrar o horário do ocorrido;
- Obter os dados do terceiro, incluindo uma foto do documento do veículo e da CNH do condutor em caso de acidente com outro veículo, bem como um telefone para contato.
- Pegar dados de testemunhas no local isso poderá ser útil no futuro.
Para a abertura do sinistro, a T.A Corretora de Seguros oferece toda a assistência necessária, tanto para você, nosso cliente, quanto para o terceiro envolvido. Para isso, precisamos, além das informações acima:
- De uma descrição detalhada de como ocorreu;
- De uma cópia do documento do veículo mais atual e da CNH do condutor; e
- De informações sobre todos os danos aparentes no veículo. Não é necessário informar a parte mecânica, pois esta será avaliada posteriormente, apenas a parte visual.
Caso você vá reparar seu veículo pelo seguro, é importante saber o valor da franquia, pois os reparos só serão realizados se o valor ultrapassar a franquia contratada no seguro. Por isso, na T.A Corretora de Seguros, sempre apresentamos orçamentos com a franquia reduzida.
Além disso, é importante saber para qual oficina você deseja levar seu carro. Alguns seguros permitem a escolha livre de oficina, enquanto outros exigem o uso da rede da seguradora. A rede da seguradora pode ser facilmente consultada no site. É importante lembrar que a escolha da oficina referenciada facilita o processo de vistoria e liberação dos reparos. No entanto, antes de escolher, é recomendável conhecer o profissional e, se possível, visitar a oficina.
Esperamos que essas informações sejam úteis e ajudem a esclarecer quais procedimentos devem ser tomados em caso de acidentes com vítimas. Lembre-se sempre de agir com calma e responsabilidade, seguindo as orientações das autoridades e buscando ajuda especializada quando necessário.
A T.A Corretora de Seguros está à disposição para ajudá-lo em caso de sinistros e oferece uma ampla variedade de coberturas para proteger você e seu veículo. Se você ainda não é cliente, não se preocupe, pode solicitar um orçamento sem compromisso clicando aqui ou, se preferir, pode entrar em contato conosco pelo WhatsApp para tirar suas dúvidas e receber um atendimento personalizado. Não deixe para depois, faça agora mesmo um orçamento e garanta a tranquilidade que você merece. Estamos prontos para ajudá-lo a escolher a melhor opção de seguro para as suas necessidades.